Heráldica

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário da República III Série de 18/05/2001

Brasão

O Brasão da Freguesia de Oliveira do Hospital é constituído por: escudo de púrpura, cavaleiro medieval com armadura e escudo carregado de uma aspa acompanhada de quatro flores-de-lis, tudo de ouro, realçado de negro; em chefe, cruz da Ordem de Malta à dextra e uma estrela de prata à sinistra. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro «FREGUESIA DE OLIVEIRA DO HOSPITAL».

Justificação da simbologia:

•    Cavaleiro Medieval – representa o “cavaleiro de oliveira”, importante símbolo da freguesia, assim como o património cultural, histórico e edificado de Oliveira do Hospital.

•    Cruz da Ordem de Malta (ou do Hospital) – representa o topónimo, que teve origem na possessão destas terras pela referida ordem.

•    Estrela – representa a Serra da Estrela, próximo da qual se encontra a Freguesia, e que incentivou o desenvolvimento e aproveitamento turístico de Oliveira do Hospital.

Bandeira

A bandeira da Freguesia de Oliveira do Hospital é branca, com cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Bandeira para hastear em edifícios (2x3)

Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)

Versão para impressão PDF